segunda-feira, 17 de junho de 2013

números primos

Tema: Números Primos
Ano: 6º ano
 
 


Questionamentos:
      1. Os números 5 e 7 são primos?
      2. O que é um número primo?
      3. Quais outros números primos existem?
      4. Quantos números primos existem?
      5. Todos os números primos são ímpares? Justifique sua resposta.
      6. Todos os números ímpares são primos? Justifique sua resposta.

domingo, 16 de junho de 2013

Porcentagem em charge

Tema: Porcentagem
Ano: 7º ano


Observe a charge, responda as questões:



a)    Qual o erro matemático apresentado?

b)    Como você resolveria a situação se estivesse no lugar da secretária?

Chico Bento e a Matemática

Tema: Números Decimais
Ano: 6º ano


Ler a historinha:
































































































Proposta:

Pesquisa:
       Fazer uma lista com os produtos mencionados na história e pesquisar os valores atualizados em seu bairro.

Questões:
        1. "Quero um rear di bala! Fácir! Cada bala custa 5 centavos! Intonci, dá vinte balas!" Qual foi o cálculo mental efetuado pelo Chico?       
        2. Qual seria o valor da compra de cada personagem com os valores atuais?
        3. A freguesa que comprou: "sar, açúcar; fejão; leite im pó". Pagou com uma nota de 50 reais. Qual foi o troco dessa freguesa? (use os valores atuais)        
        4. Por que o Chico estava tão calmo no dia da prova enquanto seus amigos estavam nervosos?
        

Atividade Didáticas

               Nos próximos posts iremos propor algumas atividades para ser aplicado com alunos do ensino fundamental.
               Sempre relacionando os conteúdos matemáticos com leitura de interpretação.
               Tentaremos ser objetivos, ou seja, não usaremos excessivamente os termos técnicos pedagógicos.

Professores da equipe
Blog Matemática e Leitura
 

Professor de matemática também lê

Completando a publicação anterior sobre as experiências com a palavra escrita dos professores.
 
 
Osmar Lopes Cerqueira
 
           Minha experiência em leitura se ao acaso, quando eu estava fazendo o que corresponde o ensino fundamental. Morador de uma cidade pequena, Santo Expedito, que fica no interior de São Paulo. Ficava muito tempo ocioso, pois tomava conta do estabelecimento comercial do meu pai, quando ele não  estava presente. Até que a biblioteca municipal mudou-se para bem perto. Passei a frequentá-la, retirei muitos e muitos livros, desde estórias mitológicas, obras literárias e obras de ficção.
             Gosto de ler,  fazer palavra cruzadas e sudoku.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Relatos Orais: iniciação para a escrita

Experiências com a palavra escrita

          Dizem que matemáticos não leem, mas essa afirmação não é sempre verdade.
          Vamos demostrar isso, por meio dos nossos depoimentos sobre algumas de suas experiências com a palavra escrita.
 
Cintia Lopes
               Minha experiência com a leitura se iniciou cedo na infância, fui alfabetizada antes de completar 6 anos de idade por minha mãe. Ela é uma leitora admirável. Pouco estudou mas lê tudo o que é posto em suas mãos, mesmo quando acha a leitura tediosa ou difícil, insiste e vai até o fim.
               Sempre me incentivou a ler e quando eu era bem pequena comprou uma coleção de livrinhos infantis para mim. Nos livrinhos a leitura era intercalada com atividades para pintar ou escrever. Foi ali que conheci diversas histórias clássicas da literatura infantil como: O patinho Feio, Ali Babá e os Quarenta Ladrões, As roupas novas do Imperador, O flautista de Hamelin, O soldadinho de chumbo, O rouxinol e o Imperador, entre outras. Como gostava daqueles livrinhos!!! Eu lia e corria logo para guardá-los na caixinha de papelão aonde vieram, para que não estragassem ou empoeirassem.
              Foi com minha mãe também que aprendi a gratificante experiência de doar. Quando os livrinhos se tornaram infantis demais para mim, eu os doei a uma criança que estava sendo alfabetizada, para que pudessem ser importantes para ela como foram para mim.
              Ainda hoje minha mãe e eu passamos horas lendo, lado a lado, de vez em quando quebramos o silêncio da leitura para fazer um comentário sobre algo que achamos interessante na história. Um belo hábito que cultivamos até hoje!
 
 
Fabricio Matheus da Fonseca
                  A experiência que obtive em sala de aula a respeito de leitura, irei destacar um que ocorreu no ano de 2011, em uma escola de Francisco Morato, lugar em que tive a oportunidade de ser interlocutor para uma estudante surda, com nome de Ana. Na  época estava cursando o 4º ano do ciclo I, foi um trabalho que gostei muito, não somente por estar ao lado de surdos mas também por transmitir som pelas mãos, para que o surdo consiga compreender o que está ao seu redor.
                 Enfim, determinado dia a professora estava lendo uma fábula na sala de aula de João e Maria e ao fazer a tradução para a aluna surda, notei que os seus olhos começaram a lacrimejar, ela estava sentindo uma emoção inexplicável. em seguida, ela começou a relatar que um dia antes ela estava assistindo o canal cultura e naquele momento também passou o episódio da mesma história, porém devido a falta de tradução ela não conseguiu compreender, mas após a tradução ela sentiu a verdadeira emoção na leitura de uma fábula ou história.
                 Infelizmente por burocracias de contrato da categoria "o", não foi possível eu continuar como interlocutor da Ana, que acabou o restante do ano letivo sem interprete na sala de aula, pois não há profissionais nesta área, lastimável!!!!
 
 
Vânia Maria de Lima Pereira
                 A prática da leitura sempre esteve presente em minha vida, desde muito cedo desenvolvi o hábito de ler e continuo nesse mesmo ritmo até hoje. Acredito que este fato tenha se consolidado no 2º ano primário, quando a professora teve a feliz ideia de nos presentear com um livro no dia das crianças, fiquei maravilhada com o presente, cheguei em casa e comecei a ler naquele mesmo dia.
                Acho, também, que tive sorte por estudar em uma escola que oferecia uma biblioteca com acesso irrestrito aos alunos. Devorava “Monteiro Lobato” e como toda adolescente da minha época li muito “Sabrina”; “Bianca”,... escutei muito que esse tipo de leitura era “cultura inútil”, porém não acredito em cultura inútil, pois foi uma fase que ajudou a despertar mais o meu interesse pela leitura. Depois vieram os clássicos e leituras diversificadas que mantenho até hoje.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quem somos?

Equipe Blog Matemática e Leitura
 
 
Cintia Lopes  
           Sou licenciada em Matemática pelo IME-USP e mestranda na UFABC. Atuo na rede estadual de ensino desde o ano de 2011 e também leciono na rede municipal de São Paulo. Em minhas horas vagas gosto de ler e ouvir música.
           Com este blog espero refletir e aprender mais sobre o ensino de matemática fazendo conexões com a leitura.
 
 
 
Fabrício Matheus da Fonseca
           Sou casado, licenciado em Matemática pela UNIJALES. Atuo na rede de ensino desde 2008, sempre na rede estadual. No ano de 2007 lecionei no estado de Tocantins, sou interprete de libras para surdos, faço serviços voluntários aos finais de semana como músico e interprete.
           Acredito que o blog criado irá nos ajudar com trocas de experiências e como forma de avaliarmos nosso trabalho, com reflexão e flexibilidade para novas mudanças e ampliar nossos horizontes profissionais.
 
 
 
Vânia Maria de Lima Pereira
          Sou professora de matemática há 28 anos, atualmente leciono no ensino fundamental e médio na EE Major Telmo Coelho Filho, em Osasco/SP.
         Tenho licenciatura em Matemática e especialização em Psicopedagogia, além de diversos outros cursos. E apesar de vários anos, continuo acreditando na educação.
 
 
Seja bem-vindo ao Blog Matemática e Leitura!!!

           A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo lançou o programa "Melhor Gestão, Melhor Ensino" que visa a formação continuada de professores e gestores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

          Este blog foi elaborado como uma das atividades desenvolvidas pelos professores cursistas . Este espaço será destinado a postagem de conteúdos relevantes para o ensino e aprendizagem de matemática.

         Gostamos de sua visita em nosso blog e o convidamos para voltar mais vezes ,pois faremos constantes  atualizações e será uma honra contarmos com sua participação!

                                 Abraço,

Professores da equipe
Blog Matemática e Leitura

domingo, 2 de junho de 2013

Iniciando os trabalhos...

                   Somos um grupo de professores de matemática, vamos utilizar esse blog como recurso para o curso que estamos fazendo.